Pouco espaço na sua sala? Veja como a decoração pode te ajudar

Se tem uma coisa que sabemos muito bem é que com o passar dos anos os preços dos apartamentos e casas foram subindo e os tamanhos diminuindo, inclusive a nossa tão adorada sala, e é exatamente por essa razão que precisamos pensar na melhor forma de decorar a nossa casa para que não fique algo “sem pé e sem cabeça”, e acabe diminuindo ainda mais o tamanho do ambiente.

Até porque, isso é uma coisa que não queremos. Não é mesmo?

O que eu quero te mostrar é que existem diversas formas de fazer com que a sua sala pareça maior. E para isso, você precisa pensar bem na decoração da sala e decidir onde irá colocar cada coisa, para que dê a impressão de um ambiente maior, além de torná-lo mais aconchegante e bonito.

Afinal de contas, todo mundo quer uma sala espaçosa, para poder curtir com a família, amigos e os pets.

Para quem está pensando que decorar uma sala pequena é o maior dos desafios que pode existir, fique calmo, pois vou te ajudar nisso!

Já deixo bem claro que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Se você está a procura de dicas que ajudem a solucionar o seu problema, continue lendo este artigo. Pois vou dar dicas muito valiosas que vão te ajudar nessa questão. Melhor conferir né rs.

Quando nos deparamos com situações como essas, de ter uma sala pequena, normalmente não sabemos o que fazer para não deixar o ambiente ainda menor e com cara de desarrumado, como se simplesmente tivéssemos jogado as coisas ali e pronto.

E o que mais acontece é que nossas preocupações estão sempre em nossos filhos ou em nossos pets, pois o lugar já é pequeno e você não quer reduzi-lo, acabando com o espaço deles.

Mas você deve estar pensando agora: Meu deus, isso vai sair muito caro?

E a minha resposta é a seguinte: Fique calma, para tudo nessa vida tem um jeito. Com as dicas que vou dar, você consegue resolver o seu problema  e o melhor, sem gastar muito.

A grande verdade é que há milhares de maneiras de organizar a decoração da sua sala dentro de um espaço pequeno, só precisamos achar a melhor forma e colocá-la em prática.

Antes de irmos para as dicas, lembre-se de uma coisa: quanto menor for o número de coisas na sua sala, mais leve o ambiente vai ficar e consequentemente vai parecer maior.

Não exagere na decoração da sala, coloque apenas o necessário para que ela fique aconchegante e bonita.

Sendo assim, vamos às dicas:

DECORAÇÃO DA SALA - USE O SOFÁ CORRETO PARA A SUA SALA

 

Você sabia que um dos erros mais frequentes na decoração da sala pequena é o uso de sofás grandes demais ou pequenos demais para o ambiente?  

Quando se trata de um ambiente pequeno, o sofá não pode ser muito grande, pois ele vai passar o limite da área da sala e vai interferir no espaço de circulação pelo ambiente, diminuindo o mesmo, e você não quer que isso ocorra.

Agora no caso de um sofá muito pequeno, você vai perder um espaço muito valioso e o ambiente vai ficar com um aspecto visual não muito legal. Acho que isso, é outra coisa que você também não quer que aconteça rs.

Sendo assim, a melhor coisa que você pode fazer é escolher um sofá que seja proporcional ao tamanho da sua sala.

Eu recomendo que você tire as medidas corretas da sua sala, assim você poderá escolher um sofá que se encaixe perfeitamente, evitando a possibilidade de errar o tamanho.

Mas antes de escolher o modelo do seu sofá, é preciso atentar-se a algumas coisas, como por exemplo: Se você optar por um sofá fixo lembre-se que você terá a vantagem de ele ser um sofá mais compacto e menos profundo, sendo assim uma peça mais leve, entretanto menos confortável.

Mas caso você queira dar prioridade ao seu conforto, aí a sua escolha deve ser um sofá retrátil e reclinável. Nesse caso, é importante levar em consideração a profundidade do sofá, pois ele sempre será mais profundo do que um sofá fixo. Visto que ele precisa de espaço para que o mecanismo do retrátil e do reclinável.

DECORAÇÃO DA SALA - NUNCA UTILIZE 2 SOFÁS

Como você pode ter percebido, o que pode dar mais trabalho na tarefa de decoração da sala são os sofás, pois eles são grandes e ocupam um bom espaço do ambiente, e é exatamente por esse motivo que é preciso dar mais atenção para esse ponto.

Evite colocar dois sofás, aqueles sofás tradicionais de 3 e 2 lugares se encaixam muito bem em salas que possuem de tamanho médio à grande, mas quando falamos de salas pequenas, essa não é a melhor opção.

Quando for comprar sofás, opte por apenas um sofá e se for necessário mais lugares, de preferência para o uso de poltronas, pufes, banquinhos ou cadeiras.

DECORAÇÃO DA SALA - MESA DE CENTRO


Quando falamos de espaços pequenas, mesas de centro não são a melhor opção, visto que ela ocupa um bom espaço, tirando assim o espaço que o seu pet ou o seu filho poderia ficar brincando.

Mas, se você gosta de mesa de centro e quer colocar uma, a melhor coisa que você pode fazer para ajudar a não reduzir tanto o seu espaço, é pegar uma mesa de centro que não seja muito grande, sendo o mais proporcional possível com o ambiente. Desse jeito ela não vai prejudicar tanto a passagem das pessoas pela sala.

Caso você tenha optado por um sofá fixo, em razão de um espaço reduzido, já que os sofás fixos são menos profundos, no lugar de uma mesa de centro, você pode usar um pufe para esticar os pés e ganhar mais conforto.

DECORAÇÃO DA SALA - UTILIZE MÓVEIS QUE TENHAM CORES CLARAS

Não é aconselhável usar móveis escuros em ambientes pequenos. Eles fazem com que o ambiente fique pesado e dá a sensação de que é menor ainda.

Quando for comprar móveis para a sua sala, sempre opte por comprar móveis que tenham as cores claras, pois aumenta a iluminação do ambiente e dá a sensação de que o ambiente é maior.

Mas lembre-se que cores claras sujam com facilidade. Tons como branco e bege são lindos, mas impossíveis para quem tem filhos e pets.

Nesse caso o que eu sugiro é escolher uma cor clara que disfarce a sujeira, como por exemplo cores no tom nude e cinza claro, sugiro também que use variações desses tons em toda a base da decoração, como tapetes e cortinas, faça um contraponto com um elemento em madeira e por fim, escolha uma cor tendência para escolher os seus acessórios e trazer autenticidade a sua decor. Afinal de contas, queremos a nossa casa com a nossa cara, não é mesmo?


DECORAÇÃO DA SALA - JÁ PENSOU EM MÓVEIS PERSONALIZADOS?

Se não pensou, deveria considerar essa opção. Os móveis personalizados funcionam super bem, pois você aproveita todo o espaço que tem disponível da melhor forma, afinal de contas os móveis personalizados proporcionam alterações no tamanho, cores dos móveis e estilos.

Dessa forma você aproveita por completo o espaço que possui e ainda deixa ele com a sua cara, uma vez que você pode mexer nas cores e no estilo.

Bom, essas foram as minhas dicas de como você pode utilizar a decoração da sala para deixá-la com a impressão de que é maior.

Lembre-se, se tudo for muito bem planejado o ambiente dá a impressão de que é maior, resolvendo o seu problema de ter pouco espaço. Espero que tenha te ajudado, até mais.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados